O homem nasce totalmente LIVRE?? … a sonhada liberdade sem restrições … sair fazendo o que der na cabeça…gritando…chutar o balde…será essa a liberdade inerente a condição humana?? Não.
No sentido da filosofia existencialista uma das bases dos estudos da Gestalt não é bem assim que acontece na vida concreta do ser humano essa Liberdade. Como nascemos sem uma pré-determinação, ao longo do nosso vir-a-ser (tornar-se) somos obrigados a fazermos escolhas a todo momento. Agora por exemplo vocês escolheram ler o que escrevo…podem mudar de um minuto para outro (…espero que não kkk).
Não nascemos com nenhum chip como modelo para seguir em nossas vidas então só nos resta concluir a obra.
Aqui não estamos falando de uma “liberdade” momentânea (chutar o balde) e sim na concepção de Jean-Paul SARTRE(pensador na filosofia existencial), que elaborou uma teoria complexa da liberdade: o homem é um ser que por ser livre decide a sua própria vida e arca com a responsabilidade de sua escolha. Para a filosofia satreana o homem é livre para escolher, já que possui consciência. Essa consciência gera a intencionalidade das ações praticadas e envolve a todos, pois a liberdade é uma pesada obrigação que traz a responsabilidade com seu destino e com o dos outros a sua volta.
A origem da palavra Responsabilidade significa: habilidade de responder por algo, no caso toda a Liberdade que nasce com ele homem(único ser que pode decidir e fazer-se por si próprio). Somos determinados pela nossa vivência; o existente é sempre um indivíduo concreto(você) e não um conceito, um pensamento.
A Gestalt-terapia tem a auto-responsabilidade como um dos seus pressupostos. Leia mais, em breve, no meu Blog interativo no site: Espaço Gestáltico.
Frases para reflexão:
– O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós … (Sartre, J. P)
– Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo. (Sartre, J.P.)